Seguindo os modelos econômicos de desenvolvimento aos quais o Brasil busca adaptar, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) ganham destaque, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento econômico e social no país. Estas empresas possuem características que as diferenciam das grandes organizações e que criam vantagens competitivas no mercado atual.
Desenvolvimentos e facilitações recentes
Recentemente, devido a sua percepção de significativa contribuição ao crescimento econômico, o governo federal passou a oferecer facilitações para PMEs em questões fiscais, de empréstimos e investimentos. Atualmente, políticas tais como as do Microempreendedor Individual (MEI), abrem portas para as mais pequenas empresas, criando melhores condições para que elas cresçam e tenham a oportunidade de conquistar partes disputadas no mercado.
Implicações para as PMEs
A facilitação e aumento de incentivos para PMEs implicam o possível crescimento de empresas que, de outra forma, não teriam acesso aos mesmos benefícios que as grandes empresas. Estes novos modelos oferecem inciativas que as PMEs podem tirar vantagem com maior rapidez e menores custos. Essas ações também criam cada vez mais espaço para a competitividade do mercado.
Perspectivas futuras
Se os incentivos para as PMEs se mantiverem, como se acredita que sejam, novas oportunidades em negócios e serviços surgirão. Olhando à frente, é provável que mais PMEs venham a existir, aproximando o mercado de negócios do equilíbrio entre grandes e pequenas empresas. Esses desenvolvimentos possibilitam a criação de postos de trabalho, parte do crescimento da economia e de uma base competitiva sólida para as empresas mais novas.
Em suma, as vantagens de ser uma PME são muitas e, à medida que os benefícios aumentam, as empresas pequenas têm mais oportunidades de alcançar seu máximo potencial. Fique ligado ao nosso site para maiores atualizações relacionadas ao tema e não deixe de se inscrever em nosso newsletter para saber todas as novidades!