Os governos do Brasil e Portugal assinaram um acordo de cooperação econômica na última semana.
A parceria foi formalizada durante a participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Empresarial, em Matosinhos, Portugal. O chefe do Executivo nacional realizou agenda oficial pelo continente europeu.
Os países estabelecem no documento três frentes prioritárias de cooperação, que determinam ações para promoção do desenvolvimento e internacionalização de startups, ações para promoção e desenvolvimento de negócios entre Pequenas e Médias Empresas de ambos os países e ações para incrementar a cooperação econômica e comercial entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O Itamaraty publicou uma nota sobre ações práticas que serão tomadas para aumentar a cooperação econômica na CPLP.
O aumento será feito através “da partilha de informação, ações de formação e educação e da criação de medidas que melhorem a competitividade e a segurança económica das empresas”, refere o dossiê.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil e de Investimento e Comércio Exterior de Portugal chancelaram o memorando.
Durante a visita, o presidente Lula falou sobre as parcerias no fórum, em conteúdo viabilizado pelo portal da presidência, reforçando que, no âmbito da cooperação, não planeja vender empresas públicas.