A Caixa Econômica Federal vai procurar reduzir em até 33% os juros para as micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil. O assunto foi pautado pela presidente da instituição, Rita Serrano, em evento da Frente Parlamentar ao Empreendedorismo.
De acordo com o pronunciamento, a medida vai beneficiar 2,1 milhões de MPEs e será possível graças ao firmamento de convênio com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Em reportagem publicada pelo portal da Agência Brasil, Rita Serrano destacou que o plano está dentro de um contexto de retomada de ações do banco. “A Caixa está voltando a atuar fortemente nos programas do Governo Federal, no Minha Casa Minha Vida, no Bolsa Família. Toda a função da Caixa no gerenciamento de programas sociais está retornando e, junto com isso, o olhar para o desenvolvimento do país, voltado para o setor produtivo. Precisamos de crédito para produzir”, frisou a presidente.
Desta forma, as empresas associadas ao convênio terão viabilidade para contratar linha de capital de giro com taxas de 1,21% ao mês e a compra de máquinas e equipamentos poderá ser feita com taxação de 1,34% por mês.
Outras ações foram adicionadas neste pacote da Caixa Econômica Federal, que visam o fortalecimento de toda essa cadeia. Entre as vantagens confirmadas pela instituição (para as empresas associadas) estão a gratuidade da primeira unidade dos cartões de crédito e convênio de cobrança bancária com descontos que podem chegar até 30%.