Mais que simplesmente um motivo de orgulho feminino, as mulheres empreendedoras têm promovido permanentes mudanças no cenário econômico global. Estudos apontam que o empreendedorismo feminino está sendo marcante, aparecendo como uma resposta aos desafios econômicos na maioria dos países. Dados do Banco Mundial destacam que, no ano de 2018, mulheres líderes de empresas cresceram 22% acima do gráfico de 2015.
Iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino
Empreender é uma decisão de vida que demanda muita dedicação, entretanto, as iniciativas e programas de incentivo ao empreendedorismo feminino tem facilitado essa trajetória. Sejam iniciativas governamentais ou organizações do setor privado, existem diversas oportunidades destinadas a dar suporte ao empreendedorismo feminino. Entretanto, é preciso buscar não somente a criação de oportunidades para mulheres empreendedoras, mas também políticas destinadas à diminuição da discriminação, bem como criação de leis para ampliar o acesso a financiamento e investimento.
Perspectivas
Ainda que sejam intensos os avanços promovidos pela mulher empreendedora, ainda há muito a ser feito para promover um cenário de igualdade de direitos. Nota-se a necessidade de cada vez mais investimento em programas de incentivo e formação para a mulher empreendedora, pois grande parte das iniciativas envolvendo mulheres ainda é restrita às grandes cidades.
O empreendedorismo feminino tem se mostrado de relevância cada vez maior durante este século, com os números crescendo a cada ano. Mais do que uma simples tendência, os desenvolvimentos recentes já começam a mostrar seus resultados com as mulheres destacando-se cada vez mais no empreendedorismo. Para continuar acompanhando as novidades no assunto, não deixe de se inscrever na nossa newsletter e acompanhar mais atualizações em nosso site!