Em levantamento inédito, o Sebrae Rio ouviu, nos dias 17 e 22 de março, 498 empresários do estado do Rio de Janeiro para entender quais são os fornecedores que atendem MEI, micro e pequenas empresas.
O estudo mostrou que metade das empresas pesquisadas são fornecedores de todos os portes, 24% compram apenas com os pequenos negócios e 23,3% somente com médias e grandes empresas.
Os dados indicam que 57,4% das empresas pesquisadas no Estado do Rio e em outros estados, 29,7% compram apenas no Rio e 12,9% possuem fornecedores fora do estado.
Das empresas que têm fornecedores, 28% compram mais de 50 % de pequenos. Já 72% das empresas compram até 50% de MEIs, e pequenos negócios.
Dentre as empresas questionadas, os fatores mais determinantes na escolha dos fornecedores são: a qualidade do menor preço, a flexibilidade das formas de pagamento e o prazo de entrega do produto.
Entre os fatores que prejudicam a compra de preços mais altos pelas pequenas empresas está a baixa capacidade de oferta e qualidade do produto.
A fonte de informações que apontou os dados desta pesquisa foi disponibilizada pelo portal do Sebrae.